Fim do 'lockdown' em Fortaleza preocupa autoridades
Fim do 'lockdown' em Fortaleza preocupa autoridades

28/05/2020, 11:59 • Atualizado em 10/05/2021, 12:00

Compartilhar

28/05/2020 - Atualizado em 10/05/2021

O lockdown em Fortaleza termina na segunda-feira e isso preocupa as autoridades de saúde, ainda mais agora que foi divulgado um número surpreendente de casos da doença atribuído a atrasos da realização de exames.

Nos bairros mais afastados e no centro de Fortaleza, tinha muita gente na rua nesse sábado (30). Lojas já funcionavam com metade da porta aberta, mesmo com lockdown na cidade valendo até domingo (31).

"Vim comprar esse ventilador que eu estava precisando muito. Vim num ônibus lotado, lotado mesmo, encostando um no outro”, diz a aposentada Mazinha Cordeiro.

Em Fortaleza, desde o dia 8 de maio, quando começou o lockdown, mais de 30 mil ocorrências foram registradas por aglomeração, estabelecimentos abertos irregularmente e pelo não uso de máscara. Nesse período, a média de descumprimento das medidas de distanciamento social não chegou a 50%. Bem abaixo da meta estabelecida de 70%.

O Ceará está entre os estados do país mais atingidos pela Covid-19. Neste sábado (30), no fim da tarde, os casos confirmados da doença passaram de pouco mais de 38 mil para quase 48 mil no estado e as mortes já chegam a quase três mil. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o crescimento aconteceu por causa do resultados de casos suspeitos, que estavam sendo investigados há 30 dias.

Apesar dos números altos, o governo do estado diz que há uma tendência de estabilidade da doença e partir desta segunda-feira, parte de indústria e do comércio, salões de beleza e barbearia começam a abrir. Isso é parte do plano de retomada da economia previsto para acontecer em cinco fases, até o fim de julho.

Neste sábado, o governador Camilo Santana, do PT, renovou o decreto com medidas de distanciamento social em Fortaleza por mais uma semana a partir de segunda-feira e determinou isolamento rígido em sete cidades da região metropolitana e do interior, onde os casos da doença crescem de forma mais acelerada.

Comentários

Logotipo do departamentoLogotipo da SBC

Sociedade Brasileira de Cardiologia do Ceará

Política de privacidade

Sede | CE

Rua Tomás Acioly, 840 - Sala 703 Dionísio Torres, Fortaleza-CE

(85) 3246-7709

(85) 3246.6990

(85) 98839-8109

Email: cardiologiacearense@gmail.com

Redes sociais | CE

Link para FacebookLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile | SBC

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC