SBC terá novo processo de credenciamento de instituições de estágio em Cardiologia
SBC terá novo processo de credenciamento de instituições de estágio em Cardiologia

29/02/2024, 14:08 • Atualizado em 29/02/2024, 14:09

Compartilhar

Em 2024, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) implementará um novo sistema de certificação de qualidade para avaliar e atestar os serviços oferecidos pelas instituições de ensino em Cardiologia (credenciamento dos estágios na área).

De acordo com o médico cardiologista Rodrigo Barretto, coordenador do CJTEC/SBC, o objetivo é “certificar, por meio dessa nova avaliação, se as instituições estão alinhadas com os melhores parâmetros possíveis para a formação do cardiologista. Utilizamos, para isso, toda a expertise e reputação científica da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que tem um controle de qualidade em relação à formação”, destaca.

Para as instituições credenciarem os seus programas, o processo envolve uma avaliação rigorosa, realizada por um órgão independente (IQG-Instituto Qualisa de Gestão). Ele certifica a excelência e a boa prática na formação do cardiologista não apenas ratificando a qualidade do serviço, mas também conferindo à instituição e ao médico estagiário uma distinção única no cenário nacional.

Entre as vantagens, Rodrigo Barretto ressalta que os estagiários das instituições credenciadas pela SBC terão maior pontuação na análise curricular para a obtenção do título de especialista em Cardiologia da SBC, em comparação aos médicos que realizarem seus estágios em instituições não credenciadas. E destaca que os serviços com essa avaliação estarão dentro dos mais destacados padrões possíveis de educação em medicina cardiovascular, seguindo parâmetros internacionais consagrados.

“As instituições que vão aderir a esse tipo de certificação são aquelas que querem ser os centros formadores de Cardiologia. Que, dentro do seu hospital ou instituto de Cardiologia, vão conseguir formar um cardiologista na melhor qualidade”, completa.

Confira os principais benefícios do credenciamento do estágio em Cardiologia:

  • Eleva o status da instituição, diferenciando-a como um centro de excelência na formação de profissionais médicos cardiologistas do mais alto padrão;
  • Atrai médicos em busca da melhor formação e contribui para o aumento da visibilidade nacional da instituição;
  • Destaca a instituição perante a comunidade local e nacional como um serviço de excelência;
  • Valoriza cada egresso da instituição, que agora pode aumentar as suas chances de se tornar especialista em Cardiologia pela SBC (devido à melhor pontuação em seu currículo);
  • Ressalta a excelência da instituição como local de formação;
  • Favorece aos egressos a filiação à Sociedade Brasileira de Cardiologia como residentes, possibilitando que participem de eventos, congressos, cursos e de outras atividades promovidas pela SBC;
  • Estreita a relação entre a instituição e a SBC, o que proporciona um maior vínculo científico e enriquece a experiência de ensino e pesquisa.

Além disso, cabe destacar que os certificados dos residentes contarão com a identificação da SBC (podendo ser usada na página da instituição desde que siga o nosso manual).

Como participar?

1 - Acesse o site da SBC e clique em INSCRIÇÃO;

2 - Preencha os campos indicados com as informações de sua instituição. Após finalizar o processo, um comprovante será enviado por e-mail;

3 - Os dados serão analisados e a SBC entrará em contato com a formalização do pedido;

4 - Finalizada a etapa contratual, será realizada a visita técnica;

5 - A instituição aprovada receberá a declaração e as instruções para uso do logo da SBC de credenciamento.

Contato: credenciamentosbc@cardiol.br.

 

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta