Mulheres apresentam fatores de risco para DCV durante toda sua vida
Mulheres apresentam fatores de risco para DCV durante toda sua vida

12/03/2024, 10:23 • Atualizado em 11/03/2024, 17:10

Compartilhar


As doenças cardiovasculares (DCV) constituem a principal causa de morte no Brasil e no mundo, acometendo homens e mulheres em todas as faixas etárias e representando mais que o dobro das mortes por todas as neoplasias associadas.

Apesar do aumento da prevalência e da mortalidade por DCV após a menopausa, as mulheres apresentam fatores de risco específicos que as acompanham desde a adolescência, passando pela gestação e idade adulta e que comprometem fortemente a sua saúde cardiovascular.

Além disso, o quadro clínico pode ser atípico e a resposta ao tratamento também difere da observada entre os homens.

Apesar disso, dentre os indicadores de saúde da mulher pactuados por meio do Programa Previne Brasil, em 2019, nenhum indicador de saúde cardiovascular foi mencionado.

É fundamental, portanto, uma mudança de paradigma, pois as DCV são a principal causa de morte entre as mulheres na maior parte do seu ciclo de vida.

Nesse sentido, é com muita alegria e satisfação, que convido todos para participarem do Simpósio Coração de Mulher, que acontecerá nos dias 22 e 23 de março de 2024, em São Luís, MA.

O Simpósio Coração de Mulher é um evento dedicado a discutir a interseção entre saúde cardiovascular e o ciclo biológico feminino.

Reunindo especialistas médicos, estudantes e profissionais de saúde, o simpósio abordará questões específicas relacionadas à saúde do coração em diferentes etapas da vida da mulher, desde a infância, passando pelo período fértil e gestação, até a pós-menopausa.

O objetivo é conscientizar sobre a importância da prevenção e adoção de estilo de vida saudável para reduzir os riscos de doenças cardíacas, além de chamar a atenção para as particularidades do diagnóstico e tratamento das DCV no sexo feminino.

Será uma oportunidade valiosa para compartilhar conhecimentos e promover a saúde cardiovascular feminina.

 

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta