Departamento de Cardiogeriatria debaterá estratégias invasivas o dia a dia de idosos cardiopatas no 1° Encontro de Departamentos
Departamento de Cardiogeriatria debaterá estratégias invasivas o dia a dia de idosos cardiopatas no 1° Encontro de Departamentos

13/03/2024, 18:38 • Atualizado em 12/03/2024, 10:05

Compartilhar

 

Durante os dias 12 e 13 de abril, acontecerá o 1º Encontro de Departamentos da Cardiologia, no Centro de Convenções Frei Caneca, na cidade de São Paulo. O evento irá promover a exposição de uma variedade de pesquisas, onde reunirá especialistas renomados para discutir os avanços da área. Estão incluídas no cronograma do evento palestras e mesas-redondas que possibilitam aos participantes explorarem as descobertas científicas mais recentes, compartilhar experiências clínicas e debater questões cruciais relacionadas à saúde cardiovascular.

Com a proximidade do evento, o Jornal da SBC conversou com o Izo Helber, Diretor Científico do Departamento de Cardiogeriatria, DECAGE, e membro da Comissão Científica do encontro. De acordo com o especialista, haverá atividades interativas com o público em relação aos temas levantados pelo seu departamento, e os casos clínicos apresentados versarão sobre as possibilidades de tratamento de idosos frágeis portadores de doença cardiovascular e as particularidades da insuficiência cardíaca neste grupo.

“A cardiologia geriátrica é intrinsecamente colaborativa e multidisciplinar, combinando a experiência de cardiologistas, geriatras, clínicos de cuidados primários, prestadores de práticas avançadas, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, terapeutas e assistentes sociais para atender às necessidades complexas dos pacientes idosos. O campo emergente da cardiologia geriátrica reflete uma mudança na prática clínica, uma vez que o paciente com doença cardiovascular é agora muito mais idoso do que no passado, com objetivos distintos e complexidades relacionadas à idade”.

De acordo com o presidente do DECAGE, os temas abordados pelo departamento serão o dia a dia de consultório (com participação especial de geriatras), o programa de vacinação do idoso e os procedimentos clínicos invasivos nesta população. “Os idosos são os que mais se beneficiam das estratégias invasivas, porém, historicamente, são os que menos se valem delas”.

O 1° Encontro de Departamentos da Cardiologia promovido pela SBC é uma iniciativa de grande importância para a área no Brasil. O evento reunirá especialistas de diversas subespecialidades, como cardiogeriatria, cardiologia da mulher, cardiologia pediátrica e cardio-oncologia. Além disso, serão abordados temas como espiritualidade, psicologia e saúde digital.

 

Para mais informações, acesse o site e realize a sua inscrição: https://www.portal.cardiol.br/encontrodepartamentos

 

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta