Alerta vermelho para o coração da mulher
Alerta vermelho para o coração da mulher

13/03/2024, 18:36 • Atualizado em 07/04/2024, 11:40

Compartilhar


Historicamente as Doenças Cardiovasculares (DCV) são a principal causa de morte nos Estados Unidos desde 1918, principalmente nos homens, por décadas. Hoje, como bem sabemos, as DCV ceifam 30% das vidas no Brasil e no mundo, afetando homens e mulheres de maneira similar há algumas décadas.

A importância das DCV nas mulheres é subestimada, e elas são significativamente sub-representadas na pesquisa clínica cardiovascular.

Existem campanhas de prevenção bem estabelecidas para a saúde da mulher contra o câncer ginecológico – mama e útero, mas o coração mata uma em cada 3 mulheres, enquanto o câncer de mama uma em cada 30.

A mulher desconhece esse fato. É preciso mostrar que seu risco de morte por DCV é sete vezes maior do que o câncer de mama.

Por isso, foi criada em 2004 pelo American Heart Association uma grande campanha intitulada Go Red for Women, com objetivo de chamar atenção para as DCV na mulher. Seu símbolo é um vestido vermelho. Essa campanha ganhou grande apoio de instituições, mídia e se propagou pelo mundo. Hoje, são 53 países e o Brasil aderiu à essa campanha em 2019.

Fevereiro é o mês do coração nos Estados Unidos, sendo a primeira sexta-feira o dia nacional de usar vermelho. Há uma adesão a essa data em vários países e instituições como a World Heart Federation (WHF), a Sociedad Interamericana de Cardiología (SIAC) e seus países onde são realizados eventos, campanhas de conscientização.

No dia 2 de fevereiro desse ano, nós do Departamento de Cardiologia da Mulher da SBC unimos nossas forças com a Sociedade Norte-Nordeste de Cardiologia, Sociedade Mineira de Cardiologia e várias colegas de vários estados e cidades brasileiras nos vestimos de vermelho e postamos informações, vídeos em redes sociais alertando a mulher brasileira do PERIGO que significam as DCV para elas.

O mais importante: 80% são preveníveis

É preciso saber!

 

Logotipo da SBC

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

E-mail: sbc@cardiol.br

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

E-mail: sbc@cardiol.br

Telefone: (21) 3478-2700

Redes sociais

Link para LinkedInnLink para FacebookLink para TwitterLink para YouTubeLink para Instagram

Baixe o app Cardiol Mobile

Apple Store BadgeGoogle Play Badge
Certificação 9001 da SBC

Desenvolvido por:

Produzido por Docta